Pode entrar que a casa é sua

 

A Associação Reviver Down é uma entidade sem fins lucrativos que reúne pessoas com Síndrome de Down, pais, familiares, profissionais e qualquer interessado em melhorar a qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades para a pessoa com Síndrome de Down.

Foi fundada em 22 de maio de 1993, por um pastor que perdeu um filho com Síndrome de Down e por uma mãe de outro garoto, também com SD. Inicialmente se chamava “Reviver Programa Down”, vinculado à Associação Metodista de Ação Social-AMAS.
Em 30 de Abril de 1996, pais e voluntários se reuniram e transformaram o Programa na Associação Reviver Down.

Desde então a Associação pretende ser o elo entre a família e a sociedade para a integração e o reconhecimento da cidadania da pessoa com Síndrome de Down.

 

 

Nossos objetivos

A inclusão da pessoa com Síndrome de Down na sociedade, garantindo seus direitos e melhorando sua qualidade de vida desde o nascimento até a vida adulta.

Divulgação da Síndrome de Down e conscientização das pessoas através de palestras, seminários, congressos, publicações de artigos, redes sociais, entre outros, visando aumentar o conhecimento sobre a SD e diminuir o preconceito.

 

Missões

Fazer com que a pessoa com Síndrome de Down ocupe um lugar digno na sociedade.
Mostrar a todos que ela é capaz de se desenvolver e se tornar autônoma, capaz de aprender, de ler e escrever, ir à escola, se divertir, amar, trabalhar e ser feliz.

 

O que é a Síndrome de Down?

A Síndrome de Down, ou trissomia 21, é uma alteração genética caracterizada pela presença adicional de um cromossomo 21 nas células de nosso corpo.

Como assim? O óvulo e o espermatozoide contêm 23 cromossomos cada um, e o novo bebê terá então 46 cromossomos em todas as suas células, metade deles herdado do pai e metade herdado da mãe. Na SD, em 95%, o óvulo ou o espermatozoide contém um cromossomo 21 extra. Assim, o bebê ao invés de 46 terá 47 cromossomos em suas células.

O bebê com síndrome de Down é como qualquer outro bebê. Vai mamar, dormir, chorar, brincar, crescer e se desenvolver!

 

Como é diagnosticada a Síndrome de Down?

A SD pode ser diagnosticada com o bebê ainda na barriga da mãe, por meio de ultrassonografia entre a 11ª e a 33ª semana de gestação.

Após o nascimento do bebê o exame para diagnosticar a SD é o cariótipo, que avalia a posição dos cromossomos para saber se a trissomia está presente.

 

Quais são as principais características da síndrome de down?

A síndrome de Down se caracteriza por um atraso no desenvolvimento das funções motoras (hipotonia), que diminui com o tempo e a criança vai conquistando, embora mais tarde, as diversas fases do desenvolvimento.

Também é caracterizada por um déficit cognitivo, o que quer dizer que elas têm um perfil de aprendizagem específico.
Os indivíduos com síndrome de Down podem apresentar algumas características semelhantes, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

Podem apresentar déficit cognitivo e hipotonia (tônus muscular diminuído). Na SD há maior incidência de alguns problemas de saúde cardíacos, gastrointestinais, doenças da tireoide, problemas de visão e audição. Não quer dizer que toda criança com SD apresentará estas alterações, mas são o pediatra deverá avaliar e acompanhar a saúde do bebê para que possa ocorrer um diagnóstico precoce e possibilidade de tratamento.
É importante esclarecer que a Síndrome de Down não é culpa de ninguém e não é uma doença. É uma condição da pessoa.