Síndrome de Down: relato de um pai apaixonado

Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Ele me capacitou, escolhendo-me para esta missão. A quem muito for dado, muito será cobrado. A mim, muito foi dado: um anjo, minha maior riqueza. Tenho muito a fazer, mais ainda a ajudar. E quero aproveitar que esse menino entrou em minha vida para, juntos, levarmos amor e carinho às pessoas, dar-lhes esperança. O Rafa é meu antídoto, minha espada, meu escudo. A cada dia que passo com esse garoto vejo que a vida é linda, minha família é meu castelo, meus amigos são meus companheiros de batalha, sempre parceiros. A preocupação agora é com a vida. Com alegria seguimos adiante. Quando olhamos para trás, é para valorizar tudo o que temos e o que somos. Acreditem, temos tudo e somos maravilhosos. Esta é frase de Marcelo Nadur Vasconcelos impressa na contracapa do livro Síndrome de Down Relato de um pai apaixonado.
A obra aborda a Síndrome de Down fugindo das explicações científicas e técnicas, mesmo porque, o autor é um profissional de educação física e não um médico, além de ser o pai de Rafael, um menino, hoje com três anos, portador da síndrome. Sua intenção é mostrar o quanto a dedicação e o amor incondicional são capazes de quebrar barreiras, permitindo uma convivência normal com os portadores da SD.
O autor não se cansa de dizer que ser pai de Rafael é um presente de Deus, afinal, a síndrome é genética e universal, e se manifesta em todas as etnias e classes sociais. Transmitir sua experiência de ter uma criança especial, mostrando como é possível superar preconceitos, comprova que todos nós somos diferentes, e que essa diferença no torna seres humanos especiais.
A linguagem clara e incisiva de Marcelo Nadur o pai apaixonado certamente ajudará pais e familiares a entender e a lidar melhor com a situação, fazendo-a parecer um fato comum, em vez de ser um infortúnio. Como o próprio subtítulo explicita, é uma verdadeira declaração de amor de um pai que, com muito carinho e dedicação, tem conseguido fazer dessa experiência um grande aprendizado de vida e que servirá de exemplo para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *